PENSADORES ANÁLISES
•MILAN KUNDERA O Peso e a leveza
•BEETHOVEN Muss es sein? (
Tem de ser?)
•PARMÊNIDES Positivo e negativo
•NIETZSCHE Doutrina do eterno
retorno
Após uma apresentação dos pensadores e suas teorias, citadas acima, da-se início a associação das análises; juntamente com apresentação em slides para uma melhor metodologia, como fotografias dos pensadores e dos videos abaixo, são de suma importância e tornarão a aula mais interessante e dinâmica.
(...) Se cada segundo de nossas vidas deve se repetir um
número
infinito de vezes,
estamos pregados na eternidade como Cristo na cruz.
Que idéia atroz!
No mundo do eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma insustentável leveza.
Isso é o que fazia com que Nietzsche dissesse que a idéia do eterno retorno é o mais pesado dos fardos.
Que idéia atroz!
Eterno Retorno - Nietzsche
No mundo do eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma insustentável leveza.
Isso é o que fazia com que Nietzsche dissesse que a idéia do eterno retorno é o mais pesado dos fardos.
Se
o eterno retorno é o mais pesado dos
fardos, nossas vidas, sobre esse plano de fundo, podem aparecer em toda sua esplêndida leveza.
Mas na verdade, será atroz o peso e bela a leveza?
Mas na verdade, será atroz o peso e bela a leveza?
Então, o que escolher? O peso ou a leveza?
Parmênides
Parmênides
Foi a pergunta que Parmênides
fez a si mesmo no século
VI antes de Cristo.
Segundo ele, o universo está dividido em duplas de contrários:
a
Luz e a Obscuridade, o Grosso e o Fino, o Quente e o frio, o ser e o não-ser. Ele considerava que
um dos pólos da contradição é positivo (o
claro, o quente, o fino, o ser), o outro, negativo.
Essa divisão em pólos positivo e negativo. Pode nos parecer de uma facilidade pueril. Menos em um
dos casos: o que é positivo, o peso ou a leveza?
Parmênides respondia: o
leve é positivo, o pesado negativo. Teria ou não razão?
Uma coisa é certa. A contradição pesado-leve é a mais misteriosa e
a mais ambígua de todas as
contradições.
Quarto
movimento do último quarteto opus 135
A verdadeira história
do famoso tema de Beethoven, ‘’muss es sein?es muss sein!’’
- Um certo Sr. Dembscher
devia cinqüenta florins a Beethoven, e o compositor que vivia
sempre sem um tostão, foi cobrar ele. ‘’Muss es sein? Será preciso?’’ suspirou
o pobre Sr. Dembscher. E Beethoven respondeu com um sorriso
malicioso: ‘’ Es muss sein! Sim é preciso!’’ (...)
Beethoven anotou essas palavras que mais tarde compôs em seu ultimo movimento do quarteto opus 135;
O alemão é uma língua de palavras
pesadas. ‘’ Es muss sein’’(é preciso), de brincadeira, passou a ‘’der scher gefasste entschluss’’(decisões
difíceis que conduzem ao mais amplo) ‘’é preciso’’ tornou-se
uma decisão gravemente pesada.’’
Beethoven
transforma, portanto, uma inspiração
cômica num quarteto sério,
uma brincadeira em verdade
metafísica.
É um exemplo interessanteda passagem do leve para o pesado, segundo Parmênides, mudança do positivo em negativo.
Milan Kundera
O PESO;
‘’O mais pesado dos fardos nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital.
- Quanto mais pesado o fardo, mais próxima
da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira.
Aquilo que é leve
A ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar,com que ele voe ,se distancie da terra,do ser terrestre,faz com que ele se torne semi-real,que seus movimentos sejam tão livresquanto insignificantes.
(...) a leveza;
"Cada um ali vive intensamente sua vida, lhe dá um peso que
equivale à imagem que fazem de si e as suas expectativas sobre os outros. Cada
um ali se defronta com a leveza quando se despem disso, e suas vidas se tornam
então insuportáveis."
PLANEJAMENTO
DE AULA
NOME DO COLÉGIO: Universidade Tuiuti do Paraná - 3º Período
SÉRIE:
8º ano
DISCIPLINA: História
PROFESSOR: Caroline Vassão
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OBJETIVO
GERAL: Compreender o processo de reflexão sobre os aspectos de Milan Kundera,
Beethoven e Parmênides no que diz respeito ao peso e a leveza presente em
nossas vidas.
CONTEÚDO
- A divisão
dos polos positivos e negativos filosoficamente
- A doutrina
do eterno retorno como um fardo
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- Análises de Milan Kundera sobre peso e leveza no ser
humano.
OBJETIVOS
- Analise
sobre a doutrina do eterno retorno por Nietzsche
- Associação
das análises de Beethoven no opus 135 nº 16 e a de Parmênides sobre o que
é positivo e negativo
- Conceitualização do que é positivo o peso ou a leveza? De acordo com Milan
Kundera.
METODOLOGIA
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REFERÊNCIAS:
Kundera, Milan. A Insustentável Leveza do Ser. Ed: Nova Fronteira; Opus 135:IV,
Beethoven; Café Filosófico, A alegria e
o trágico em Nietzsche [Roberto Machado]; Beleza Americana, Sam Mendes.
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