quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O PESO E A LEVEZA - Planejamento de aula



PENSADORES                       ANÁLISES
MILAN KUNDERA                O Peso e a leveza
BEETHOVEN                          Muss es sein? ( Tem de ser?)
PARMÊNIDES                        Positivo e negativo
NIETZSCHE                            Doutrina do eterno retorno

Após uma apresentação dos pensadores e suas teorias, citadas acima,  da-se início a associação das análises; juntamente com apresentação em slides para uma melhor metodologia, como fotografias dos pensadores e dos videos abaixo, são de suma importância e tornarão a aula mais interessante e dinâmica. 


 (...) Se cada segundo de nossas vidas deve se repetir um número infinito de vezes, estamos pregados na eternidade como Cristo na cruz. 
Que idéia atroz! 



Eterno Retorno - Nietzsche



No mundo do eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma insustentável leveza.
Isso é o que fazia com que Nietzsche dissesse que a idéia do eterno retorno é o mais pesado dos fardos.
Se o eterno retorno é o mais pesado dos fardos, nossas vidas, sobre esse plano de fundo, podem aparecer em toda sua esplêndida leveza.


Mas na verdade, será atroz o peso e bela a leveza?

Então, o que escolher? O peso ou a leveza?

Parmênides


Foi a pergunta que Parmênides fez a si mesmo no século VI antes de Cristo. Segundo ele, o universo está dividido em duplas de contrários:
a Luz e a Obscuridade, o Grosso e o Fino, o Quente e o frio, o ser e o não-ser. Ele considerava que um dos pólos da contradição é positivo  (o claro, o quente, o fino, o ser), o outro, negativo.


Essa divisão em pólos positivo e negativo. Pode nos parecer de uma facilidade pueril. Menos em um dos casos: o que é positivo, o peso ou a leveza?
 Parmênides respondia: o leve é positivo, o pesado negativo. Teria ou não razão?
Uma coisa é certa. A contradição pesado-leve é a mais misteriosa e a mais ambígua de todas as contradições.

Quarto movimento do último quarteto opus 135
A verdadeira história do famoso tema de Beethoven, ‘muss es sein?es muss sein!’’

- Um certo Sr. Dembscher devia cinqüenta florins a Beethoven, e o compositor que vivia sempre sem um tostão, foi cobrar ele. ‘Muss es sein? Será preciso?’’ suspirou o pobre Sr. Dembscher. E Beethoven respondeu com um sorriso malicioso: ‘’ Es muss sein! Sim é preciso!’’ (...)

(...) Beethoven

 Beethoven anotou essas palavras que mais tarde compôs em seu ultimo movimento do quarteto opus 135;

 O alemão é uma língua de palavras pesadas. ‘’ Es muss sein’’(é preciso), de brincadeira, passou a ‘’der scher gefasste entschluss’’(decisões difíceis que conduzem ao mais amplo)’é preciso’’ tornou-se uma decisão gravemente pesada.’’
Beethoven transforma, portanto, uma inspiração cômica num quarteto sério, uma brincadeira em verdade metafísica.



É um exemplo interessanteda passagem do leve para o pesado, segundo Parmênides, mudança do positivo em negativo.






Milan Kundera

O PESO;
‘’O mais pesado dos fardos nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital.



 


- Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira. 

Aquilo que é leve

A ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar,
com que ele voe ,
se distancie da terra,
do ser terrestre,
 faz com que ele se torne semi-real,
que seus movimentos sejam tão livres
quanto insignificantes.

          
          (...) a leveza;




"Cada um ali vive intensamente sua vida, lhe dá um peso que equivale à imagem que fazem de si e as suas expectativas sobre os outros. Cada um ali se defronta com a leveza quando se despem disso, e suas vidas se tornam então insuportáveis."

           PLANEJAMENTO DE AULA

 NOME DO COLÉGIO:  Universidade Tuiuti do Paraná - 3º Período                                                                   

SÉRIE:        8º ano                       DISCIPLINA:      História                    

PROFESSOR: Caroline Vassão

OBJETIVO GERAL: Compreender o processo de reflexão sobre os aspectos de Milan Kundera, Beethoven e Parmênides no que diz respeito ao peso e a leveza presente em nossas vidas.


                                                     CONTEÚDO 

- A divisão dos polos positivos e negativos filosoficamente
- A doutrina do eterno retorno como um fardo
- Análises de Milan Kundera sobre peso e leveza no ser humano.


                                                      OBJETIVOS  

- Analise sobre a doutrina do eterno retorno por Nietzsche
- Associação das análises de Beethoven no opus 135 nº 16 e a de Parmênides sobre o que é  positivo e  negativo
-  Conceitualização do que é positivo o peso ou a leveza? De acordo com Milan Kundera.

                                                    METODOLOGIA  
                                                                                                                                                               
Apresentação de slides em PowerPoint

                                                   AVALIAÇÃO

O aluno deverá descrever sua  compreensão sobre peso e leveza, utilizando como linha de pensamento a análise de Milan Kundera, Parmênides ou Beethoven.




REFERÊNCIAS: Kundera, Milan. A Insustentável Leveza do Ser. Ed: Nova Fronteira; Opus 135:IV, Beethoven;  Café Filosófico, A alegria e o trágico em Nietzsche [Roberto Machado]; Beleza Americana, Sam Mendes.




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